sábado, 28 de abril de 2012

Derivação (e não só) na formação (de palavras)

      Ao passar pelo histórico do blogue, dei conta de respostas que ficaram por endereçar. As minhas desculpas. Talvez já não venham a tempo, mas fica o registo devido, pela pertinência revelada nas questões que as motivaram e nos comentários produzidos. Aqui vai uma delas.

    Q: Professor, a respeito da análise da palavra "deslocalizar", suscitaram-me algumas dúvidas. É o caso de palavras como 'desvalorização', 'empobrecimento' e 'irreconhecível'. Aquela é formada por prefixação e sufixação ou apenas por sufixação, já que é sabida a análise sobre encadeamento de formações diferenciadas a partir de valor, valorizar, desvalorizar, desvalorização? Essa é formada por parassíntese ou por sufixação (pobre-empobrecer-empobrecimento)? E a última é formada por prefixação ou por parassíntese (conhecer-reconhecer-???)? Obrigado!

   R: Com o agradecimento pelo desafio colocado, retomo a ideia da sequência ou do encadea- mento, como diz, de etapas de formação diferenciadas.
     Assim, o nome deverbal 'deslocalização' obtém-se a partir da base 'deslocalizar', pelo que esta última é uma palavra derivada por sufixação. Naturalmente, é reconhecível o prefixo 'des-' nesse nome, mas atendendo à base 'localizar' é que se pode falar numa palavra derivada por prefixação ('deslocalizar'), numa fase anterior à que permitirá formar 'deslocalização'. O mesmo raciocínio deve ser aplicado à palavra 'desvalorização', derivada por sufixação ([[[valor > valorizar] valorizar > desvalorizar] desvalorizar > desvalorização]) .
    Quanto a 'empobrecimento', o termo tem por base 'empobrecer' (a qual foi, anteriormente, obtida por parassíntese, a partir de 'pobre'). Ora, o nome deverbal resulta da derivação por sufixação, novamente.
     Por fim, o adjetivo 'irreconhecível' resulta da base 'reconhecível'. Portanto, há derivação por prefixação.

     A consulta de um dicionário, como já indiquei anteriormente, permitirá sempre a verificação do termo base que antecede a forma derivada. O mesmo sucede com a informação etimológica que permitirá entender que a palavra 'reconhecer', a partir do étimo 'recognoscĕre', tem mais de evolução fonética na introdução do termo em Português do que de morfologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário