domingo, 2 de dezembro de 2012

Só para conferir...

    Quando as implicações sintáticas não chegam para analisar os verbos, nada como considerar a estrutura argumental destes.
  
   Q: Vítor, gostaria de saber a tua opinião sobre uma questão: o verbo sublinhado em "Esta observação sugeriu que o stress pré-natal e as hormonas do stress são capazes de programar circuitos neuronais e conferir sustentabilidade à adição a drogas de abuso ao longo da vida" é A) transitivo-predicativo / B) transitivo indireto / C) transitivo direto e indireto / D) transitivo direto?

     R: No âmbito de uma subordinada completiva (para a sequência subordinante 'Esta observação sugeriu que X'), o verbo 'conferir' surge, no contexto proposto, com o comportamento típico dos verbos dandi (de transferência de um dado / um objeto / uma propriedade para uma entidade assumida como beneficiária) - ou seja, com um complemento direto ("sustentabilidade") e um complemento indireto ("à adição a drogas de abuso"), conforme se pode concluir pela permuta possível do verbo em causa por outros da mesma área semântica - 'atribuir', 'conceder'.
     Neste sentido, segundo uma classificação sintático-semântica (assente na noção da estrutura argumental), trata-se de um verbo transitivo direto e indireto - portanto, a resposta c).
    Sublinho o facto de estar em análise uma realização do verbo no contexto da ocorrência frásica proposta. Outras realizações admitiriam que o verbo 'conferir' pudesse ser um verbo transitivo direto, mas, nesse caso, não poderia relacionar-se com a área temática acima considerada. Teria de ser algo associado a realizações similares aos verbos 'ver', 'verificar', 'administrar' (como o que se sugere no título deste apontamento).

     Uma classificação desta natureza tem de se apoiar numa realização contextualizada, na exploração lógica e proposicional dos argumentos necessários à produção da frase - e, no caso, esquematicamente há que verificar que 'conferir' está para três argumentos lógicos (CONFERIR [X, Y, Z]), ou seja um verbo trivalente, à luz da gramática de valências - não admitindo a resposta b) ou d).

Sem comentários:

Enviar um comentário