quinta-feira, 20 de junho de 2013

'Bom Português' sem acordo

      Já não é a primeira vez que comento um programa / uma rubrica que poderia ser bom/boa se fosse mais correto(a) e verdadeiro(a).

        Hoje, na RTP1, o programa 'Bom Português' tratou uma questão importante: a do verbo 'haver' e sua concordância. Nem sempre a explicação é dada da melhor forma, mas reconheça-se que aqui está um bom tema para abordar e divulgar. 

        À questão "Diz-se 'havia vários livros' ou 'haviam vários livros'?", alguns transeuntes responderam de forma algo hesitante, a maioria escolhendo a hipótese errada. A voz da locução trouxe, entretanto, a solução: "A forma correta é 'havia vários livros'". Como razão, veio o argumento do significado: o verbo 'haver' com o sentido de 'existir' só deve ser utilizado na terceira pessoa do singular.
       Todavia, não se trata de uma questão de sentido, mas sim do papel sintático do verbo: 'haver' está a ser utilizado como principal. Fosse verbo auxiliar e a resposta já não faria nenhum sentido, pois neste último caso há concordância tanto para o singular como para o plural.


      Além disto, um outro dado causa maior espanto: para quê a questão a encabeçar a imagem inicial ("Com o A.O. como se escreve?"). Este não é um problema de escrita associado ao Acordo Ortográfico. É apenas uma regra sintática da língua já com assente tradição na gramática.

     Assim, hoje a lição do "Bom Português" não contribuiu definitivamente para uma maior consciência do uso da língua. Havia razão (e haveria , no singular, se também fossem muitas mais) para que os transeuntes e os responsáveis da rubrica houvessem acertado muito mais.

2 comentários:

  1. Oh, Dr. Vítor, que pena as aulinhas já terem acabado!
    Estava aqui um quadrozinho tão bonitinho para fazer parte duma ficha de trabalho sobre o assunto!
    Mas não faz mal.
    Fica aqui guardado nesta carruagem e, para o ano, faço a ficha!

    Agora, vamos à "correçãozinha" dos exames!
    Ai, como eu gostava que fosse só correçãozinha!
    Oh... e fugiu-me mais um suspiro...

    beijinho
    IA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Drª Isaura, sem 'oh' e sem pena!
      Lamento, mas antevejo uns diminutivos muito pouco consistentes no final.
      Vá suspirando, vá! Suspeito que vamos ter muito de falar na próxima semana, quando chegarmos às composiçõezinhas!
      Beijinho.
      VO

      Eliminar