segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aborrecimentos!

      Há um provérbio que diz que a falta do amigo há de conhecer-se, mas não aborrecer.

     Aqui, faz-se por não dar a conhecer nem a falta nem o aborrecimento. Porém, de vez em quando, lá surge o tópico do aborrecido.


   Q: Na frase "Estou aborrecido contigo", qual é a função sintática de 'contigo'?

     R: Primeiro de tudo, chamo a atenção para o facto de o verbo copulativo 'estar' selecionar a utilização de um predicativo do sujeito (presente em 'aborrecido contigo'). 'Contigo', apenas, é uma expansão desta função que tem como núcleo um adjetivo ('aborrecido') e o respetivo complemento.
      Falar de um complemento do adjetivo está na mesma linha de raciocínio do verbo transitivo indireto que seleciona o seu complemento (aborrecer-se com X); do nome que se acompanha do seu complemento (aborrecimento com X). Daí o adjetivo admitir também complementação (aborrecido com X).
    Um registo final para referir que o complemento do adjetivo é uma função sintática interna (de segundo nível) comparativamente ao predicativo do sujeito (função nuclear, de primeiro nível).

      Aborrecimentos à parte, espero que este seja um esclarecimento e diálogo (de) amigos, sem os primeiros a não ser apenas no tema anunciado.

2 comentários:

  1. Pois eu, meu caro Vítor, estou muito satisfeita contigo!
    Et voilà, temos mais uma frase com predicativo do sujeito, que integra um complemento do adjetivo. Só que esta frase é bem mais simpática!... ;-)
    A sintaxe é tão bonita!... (Eu sei, Vítor: tu gostas mais da pragmática...)

    beijinho grande - este adjetivo é modificador restritivo do nome, mas não quer restringir ;-)
    e bom FDS!
    IA

    ResponderEliminar
  2. Hum... no que diz respeito à Linguística, acho que me dou a todas... as áreas, claro!
    Beijinho.

    ResponderEliminar